Dieta para Hipertensão Arterial
Olá amigos!
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma condição caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Na maioria das vezes, os pacientes hipertensos são assintomáticos, mas podem sentir: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, visão turva.
A seguir confira uma lista de dicas para combater a hipertensão.
- Hipertensos com excesso de peso devem realizar programas de emagrecimento com restrição calorias e aumento de atividade física. O objetivo é alcançar Índice de Massa Corporal inferior a 25kg/m² e circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres.
- Os alimentos ricos em sódio( sal ) e gorduras saturadas devem ser evitados, ao passo que os ricos em fibras são permitidos.
- A dieta que valoriza o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite desnatado e derivados, são recomendadas para hipertensos.
- Os hipertensos devem reduzir a quantidade de sal na preparação de alimentos, dando preferência aos temperos naturais como alho, cebola, limão, etc.
- Restringir ou abolir as bebidas alcoólicas.
- Substituir doces e derivados do açúcar por carboidratos complexos e frutas, evitar sucos industrializados dando preferência aos sucos naturais de frutas.
- Incluir cereais integrais na dieta.
- Manter uma ingestão satisfatória de cálcio através do consumo de produtos lácteos, de preferência, desnatados.
- Substituir frituras por alimentos assados, crus ou grelhados.
- A suplementação de potássio promove redução modesta da pressão arterial. Feijões, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja são alimentos pobres em sódio e ricos em potássio.
- A prática regular de atividades físicas é recomendada para todos os hipertensos, inclusive aqueles sob tratamento medicamentoso. Além disso, o exercício físico pode reduzir o risco de doença arterial coronariana, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade geral. Antes de iniciar atividades físicas, os hipertensos devem ser submetidos a avaliação clínica especializada com a realização de exames complementares, se necessários.
Espero que estas dicas lhe ajudem a cuidar da sua hipertensão. Mas é claro, ao sinal de qualquer problema procure o seu médico o mais rápido possível e não se esqueçam, cuidem do coração.
Dr. Celso Frederico.