Diabetes cresce mais de 60% nos últimos 10 anos. Saiba como identificar a doença!

Olá Amigos! De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de diabetes no Brasil cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença, passando de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

Os números em Belo Horizonte e região metropolitana são preocupantes. Entre as capitais, a mineira é a segunda colocada onde o número de casos da doença houve maior crescimento (o primeiro é o Rio de Janeiro). Em BH são 10,1 casos a cada 100 mil habitantes.

Diabetes

Existem três tipos mais comuns de diabetes: gestacional, tipo 1 e tipo 2, que corresponde a cerca de 90% dos casos. Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, já que a doença é pouco sintomática. O diagnóstico precoce do diabetes é muito importante, pois o tratamento evita suas complicações. Confira seus sintomas mais comuns:

• Urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes durante a noite para urinar;
  • Sede excessiva;
  • Aumento do apetite;
  • Perda de peso. (Pode ocorrer mesmo comendo de maneira excessiva);
  • Cansaço;
  • Vista embaçada ou turvação visual;
  • Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele.

A presença de uma ou mais das seguintes condições aumentam o risco de desenvolver o diabetes:

• Idade superior à 45 anos;
  • Familiares próximos portadores de diabetes;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Pressão arterial elevada;
  • Colesterol elevado;
  • Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg.

Lembre-se, ao aparecimento de qualquer sintoma, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames. Forte abraço e cuide do coração!

Dr. Celso Frederico.