Conheça 5 doenças comuns em épocas de frio

Olá Amigos!

Existem doenças que se tornam mais comuns durante o frio. Por isso, nesta época do ano existem cuidados que precisamos tomar. Conheça seus sintomas e como preveni-las.

A temperatura em BH e região metropolitana está cada vez mais baixa. Com a chegada do inverno, já estamos tirando os casacos do guarda-roupa e buscando alimentos mais “quentes” para nos aquecermos. Exitem pessoas que adoram esta época do ano, mas algumas doenças se tornam mais comuns e por isso precisamos ter cuidados especiais com a nossa saúde.

Confira 5 doenças comuns em épocas de frio:

• Gripe: É causada pelo vírus influenza e entre seus principais sintomas estão a febre alta e abrupta, além de dores no corpo e fadiga. Pode provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. A gripe pode ser prevenida lavando bem as mãos e o nariz, evitando aglomerações e tomando a vacina anual.

• Alergias: São causadas por reações do organismo a diversos elementos, como: pelos de animas, mofo, poeira, perfumes e etc. Causam inúmeros sintomas, como espirro, coceira e tosse. O tratamento é específico para cada caso e a prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, limpos e evitando o contato com substâncias que podem desencadear a alergia.

• Amidalite: Causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação das amídalas que causa dor de garganta ao engolir, além de mau hálito e febre. O tratamento é feito com anti-inflamatórios. Para se prevenir, é bom evitar mudanças bruscas de temperatura e se proteger bem no frio.

• Rinite: Causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. A prevenção pode ser feita mantendo o ambiente limpo.

• Sinusite: É a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. O tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos, no caso de infecção bacteriana. Para prevenir a sinusite, o descongestionante nasal pode ser usado por um curto período quando há coriza.

Sempre procure orientação médica

São inúmeras as doenças comuns em épocas de frio, mas de uma maneira geral, é importante manter a imunidade do corpo, com boa alimentação, hidratação, prática de atividades físicas e boa noite de sono. E não se esqueça, ao aparecimento de sintomas procure um médico.

Forte abraço e cuide do coração!

Dr. Celso Frederico