Conheça mais sobre os exames cardíacos

Olá amigos!

Você que me acompanha em minhas redes sociais já deve ter visto minhas postagens sobre exames cardíacos. Mas você sabe para que serve cada um dos exames? Muitas pessoas desconhecem os objetivos e como é feito cada um deles e por falta de informações acaba não procurando ajuda médica.

Pensando nisso, eu preparei este texto que explica cada um dos exames cardíacos que realizamos nas clínicas onde atendo. Confira!

 

O que é cardiologia?

Antes de conhecermos mais sobre os exames, vamos entender o que é a Cardiologia: É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. A consulta ao cardiologista é recomendada para a orientação preventiva de futuros problemas e também para o tratamento de doenças cardíacas.

Ecocardiograma Doppler (à cores): É um exame que utiliza ultrassom para produzir imagens do coração. Muito utilizado na cardiologia, é complementar no diagnóstico de uma série de doenças do coração. Com o ecocardiograma é possível avaliar o estado do órgão dos pacientes, verificando anomalias funcionais das estruturas e também anomalias morfológicas. Desta forma, pode-se verificar o fluxo de sangue nas válvulas e em vasos do coração.

Duplex Scan Vascular: Analisa a morfologia (forma  de estruturas  e  órgãos), os  padrões  de  fluxo  sanguíneo (arteriais e  venosos) permitindo uma avaliação simultânea de afecções que comprometam a forma e/ou função da  estrutura. Diagnostica  várias  doenças  vasculares, como  obstruções arteriais dos  membros e trombose venosa  profunda. O duplex é também  importante  no  planejamento da  cirurgia de  varizes, pois complementa o exame médico.

Mapa 24 Horas: É um método de medição da pressão arterial enquanto o paciente desempenha as suas tarefas do dia-a-dia. É feito durante o período de 24h e mede a pressão tanto acordado, quanto dormindo. Para isso, usa-se um dispositivo eletrônico na cintura, que fica acoplado a um manguito no braço.

Holter 24 Horas: É um exame realizado por meio de um dispositivo portátil, que fica acoplado na cintura por um período de 24 horas.  É feito enquanto o paciente executa todas suas atividades rotineiras, tanto acordado quanto dormindo. O holter registra os batimentos cardíacos do indivíduo e detecta se houve alguma alteração ao longo do período. O exame pode identificar a presença de arritmias ou disritmias. Além disso, é extremamente útil para identificar isquemias silenciosas, que ocorrem com maior frequência em diabéticos.

Teste Ergométrico: É um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente. Pode ser realizado em uma esteira rolante ou em uma bicicleta ergométrica. O teste serve para avaliação da capacidade cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforços e para ajudar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas.

Eletrocardiograma: É um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrões. Os resultados indicam o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. O eletrocardiograma é um exame muito importante na cardiologia, pois permite diagnosticar desde condições normais de nascença, até outras muito graves, como os infartos, crescimento de cavidades e disritmias.

Risco Cirúrgico: É uma avaliação do estado clínico do paciente indicado previamente a procedimentos cirúrgicos ou determinados procedimentos médicos, conforme padrões determinados pelas principais sociedades médicas.

Dr. Celso Frederico

Veja também