Olá amigos!
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo, que é essencial para o seu funcionamento. Além disso, é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.
Nosso corpo usa o colesterol para produzir hormônios, como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, enquanto que os outros 30% é proveniente da dieta.
Existem três tipos diferentes de Colesterol:
HDL – Colesterol “bom”.
LDL – Colesterol “ruim”.
VLDL – Colesterol “transportador” de LDL, HDL e triglicérides
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), altos valores de Colesterol “ruins”, LDL e Triglicerídeos, e baixos valores de HDL, são fatores de risco que levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Em relatório sobre prevenção de doenças crônicas, a OMS afirmou que 4,4 milhões de pessoas morrem ao ano em decorrência ao nível elevado de colesterol no sangue.
De acordo com os dados, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 31% de todas as mortes por ano só no Brasil. A maioria dos óbitos é causada pelos ataques cardíacos (infartos) e pelos AVCs, acidentes vasculares cerebrais.
Um dos grandes problemas do colesterol, é que diferente de outras doenças, não existem sintomas de que o seu índice está alto no organismo. A alteração só pode ser detectada através de exame de sangue, por isso, é de extrema importância consultar seu médico regularmente.
Existem formas de evitar altos índices de colesterol “ruim” no organismo:
Espero que estas informações te ajudem a controlar melhor o seu colesterol e ter uma vida mais saudável. Forte abraço e cuidem do coração!
Dr. Celso Frederico.