A prática de esportes na terceira idade pode melhor bastante a qualidade de vida dos idosos. Além de mandar o sedentarismo pra escanteio, se exercitar também trás benefícios para a mente.
Manter o corpo ativo auxilia o idoso no fortalecimento dos músculos, além de melhorar a flexibilidade e o condicionamento físico. As atividades físicas na terceira idade ainda trabalham para a prevenção e o controle de uma série de doenças comuns na velhice, como: hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas no coração e pulmões. A prática esportiva ainda combate a ansiedade e a depressão, principalmente em esportes coletivos, que promovem a integração com outras pessoas, evitando assim, que o idoso se isole.
Para iniciar a prática esportiva, o idoso precisa antes consultar seu médico e fazer exames que vão dizer se ele está apto a se exercitar. Além disso, na terceira idade é muito importante não ultrapassar os limites do corpo e realizar atividades sempre com orientação de um profissional. O alongamento e o aquecimento também são vitais para evitar lesões.
Agora é só seguir as orientações e procurar o esporte que mais lhe agrada. O mais importante é se movimentar e buscar sempre a melhora da qualidade de vida.
Um forte abraço e cuidem do coração!
Dr. Celso Frederico